terça-feira, 29 de abril de 2008

Conego Melo

Sou de Braga. Convicto. É a minha cidade. Foi lá que nasci.
Um dia, talvez, escolha a cidade para viver...
Sou do Braga, do Sporting Clube. O equipamento á Jorge Gomes, com o numero "9" foi presente que recebi, tinha uns 6 anos.
Marca da cidade e do Clube, o Cónego Melo, "conheci-o" nessas tardes de domingo á tarde de futebol. Ficava na central do 1ºde Maio, para lá da rede, bem perto do lugar que bem cedo eu ia ocupar.
Olhar austero mas vibrava como todos e com todos.
É, inevitavelmente, uma figura controversa. Mas, provavelmente muito mais que eu, gostava de Braga, do Sporting Clube, da Cidade, das Gentes.
Braga deve-lhe uma justa homenagem.

7 comentários:

flávia disse...

Resumindo:
Tu queres é ver a estátua dele a estorvar a vista numa dessas rotundas, não é? Por mim... (apesar de ser de esquerda) desde que não me distraia ao contornar o dito circulo...

P.S. Tivemos uma infância parecida..

Anónimo disse...

Olá fofinho,

É só para te mandar um grande
beijo...
Magda

Jorge Rita disse...

A questão Flavia não passa pela ideologia. Estava a falar do "fulano" mesmo.

Ora a Magda também lê as minhas parvalheiras...beijinho.

Jorge Rita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
flávia disse...

Compreendo, Jorge. Eu é que não devia ter comentado a questão. Embora seja uma figura da nossa cidade, o que conheço sobre a sua biografia é o que se escreve na imprensa de Lisboa. Por isso é-me difícil olhá-lo sem me escudar nos meus valores.

Mas como tenho consciência disso, respeito quem o admira e não levanto pó em relação às homenagens que os seus admiradores lhe querem fazer, nomeadamente por aqui, até porque em primeiro ele é uma figura de Braga, um bracarense e um braguista como publicaste.

Mas não me deixa de afligir os episódios e figuras que associam a nossa cidade à Direita... :-S

Bruno Marques disse...

Também gosto bastante de Braga. Por isso, tens o meu apoio em tudo o que escreveres ou disseres sobre essa cidade...;)

Jorge Rita disse...

É obvio que a questão de membro da igreja influencia pensamento e atitude. O meu elogio é á forma de como utilizou o circulo de influencia para valores que também são os meus:Braga.
Há quem lhe faça muitos reparos, mas eu louvo-lhe essa acção em prol da cidade e do Clube.