quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Café sem espaço para fumadores (e fumaça só fora da porta)

Tranquilo, na conversa com dois Dinossauros, depois do almoço, e entre os dois dedos de conversa, café e whisky, entra um tipo, com ar de quem já tem mais de setenta mas ai com cinquenta. Ar cansado e desleixado e corpo tolhido pelas vicissitudes da vida.
É conhecido de alguns...
Dirige-se a nós e pede um cigarro. Os companheiros de mesa dão-lhe dois.
A conversa entre nós segue e o tipo senta-se na mesa atrás.
Café tomado segue-se(para nós) o cigarro da praxe que tem de ser fumado fora de porta
A conversa ia boa mas dentro do estabelecimento azeda e o proprietário em prantos expulsa o dito homem-de-cinquenta-com-ar-de-setenta. Ele, apesar de todo o reboliço, com todos os insultos, acata tranquilamente a ordem e perante um eloquente "Andor! Põe-te lá fora!!!" apenas diz tranquilamente "Calma...e o meu guarda-chuva??? Vou pegar no meu guarda-chuva..."
Nós, cá fora, estávamos parvos. Passaram-me mil ideias pela cabeça: o homem haveria fumado no interior?? O tipo tratara mal alguém?? Haveria conspurcado o espaço???
Bom...questão a colocar: "Afinal o que aconteceu???"
O homem-de-cinquenta-com-ar-de-setenta apenas se levantou do lugarzito que ocupava, pegou no whisky de um dos Dinossauros que me acompanhava e Tumba! emborcou o copo quase de penalty. Quase porque o propriétario do estabelecimento saltou do balcão a praguejar e ele ainda lhe respondeu "Calma...não bebi tudo!Ainda tem um bocadinho!"
Claro, desmontei-me a rir!!!
O homem continuava por ali e falava sozinho, e da forma tranquila com que actuou desde o inicio soltou um "Bom, vou-me embora..." a que o meu outro comparsa de mesa acrescentou "pois, já bebeste, já fumaste..." e ele retorquiu " E agora vou comer à casa da minha irmã!!!"
Ri, ri e ri...
A vida tem momentos fantásticos não tem??!

6 comentários:

Lua disse...

Ele há gente...

:) *

sidonio disse...

por acaso não se tratava do Zé e do Artur?

flá disse...

Bem, que momento delicioso. ADOREI! E curti o tipo. Fez-me lembrar o Jorge Palma :D (na sei porquê, pelo cool-ismo dele).

Lady disse...

E são estas gargalhadas saudáveis que nos dão energia para encarar o resto do dia, não é?

Isandes disse...

Não passou pela rádio pa tmar uma ducha? :)

xana disse...

que figura esta...e eu nao estava la...fds..