domingo, 31 de maio de 2009

Obrigado Luis Figo


«Pelos campos do mundo senha e signo
ele não desiste e nunca se repete
e em cada rua é um menino
de camisola número sete.
Pelos campos do mundo seu nome é quem nos diz
ele corre e finta e dribla e com seus pés
pelos campos do mundo escreve outro destino.
Por isso diz-se Figo e é um país
com ele o sonho é português»

Luís Figo, em poema de Manuel Alegre

Não é um ídolo para mim (porque se o tenho veste a pele de mulher) mas é uma referência da minha geração.
Do Luís Figo guardo um momento mais emotivo enquanto adepto da Selecção portuguesa, que se traduz no golo marcado a Inglaterra no Europeu de Futebol (video em baixo), corria o ano 2000. Portugal perdia por 2-0, Figo protagonizou o «momento do jogo» ao reduzir a desvantagem num golo «de raça, de crença, de capacidade» numa espécie de energia positiva que contagiou, os companheiros de equipa e aqueles que como eu estava a ver o jogo.
Figo conquistou 23 títulos: 14 em Espanha, com Real Madrid e Barcelona; 8 em Itália com o Inter de Milão (único futebolista da História tetracampeão em Espanha e em Itália); 1 Taça de Portugal pelo Sporting.
Foi «Bola de Ouro» da France Football em 2000 e «Melhor Jogador do Mundo» em 2001, prémio da FIFA.
Figo foi no Mundo bandeira do meu Portugal.
Por tudo,
Obrigado!



4 comentários:

ianita disse...

Tinha esse olhar de orgulho sempre que o via jogar... esse orgulho que se sente por alguém que é tão bom que supera qualquer rivalidade clubística.

Houve dois acontecimentos que abalaram esse brilho no olhar e que fizeram com que não sinta a mesma emoção que senti na despedida do Rui Costa...

- o agradecimento do prémio "melhor jogador do Mundo - FIFA" em espanhol...
- A saída da selecção durante a fase de apuramento para o Mundial, sendo que voltou para jogar a fase final...

Também não achei bem que ele não quisesse vir acabar a carreira ao Sporting, embora eu seja do Benfica... e agora quer é vir pra Federação. Cromo!

Ainda assim... o obrigada ao líder da geração de ouro. Riade Forever!

Isa disse...

Um orgulho português sem dúvida...:)

Xico disse...

Assino por baixo o POST.

Foi realmente um Senhor do futebol Mundial. Ao contrário de outros, que por muito que ganhem "dinheiro" nunca chegarão aos calcanhares, como Senhores do futebol.

Obrigado Figo

Lady disse...

Não sendo grande adepta de futebol, acho que o Figo sempre transmitiu muita confiança quando jogava e a quem com ele jogava! A nível pessoal, acho que é dos jogadores mais "sóbrios", pois não se metendo em polémicas e protegendo sempre a sua vida privada, foi ganhando terreno em todas as frentes!

É uma pena que a carreira dos jogadores termine tão cedo, pois acho que nunca mais vamos ter jogadores tão bons como desta geração que agora se reforma!