sábado, 3 de julho de 2010

Ainda do futebolês


«O guarda-redes Quim (ex-Benfica), reforço do Braga para a nova época, lesionou-se ontem, com gravidade, no treino matinal da equipa e vai ter paragem de cerca de 6 meses.» in Jn

Dos meus tempos de idas à bola ao domingo para ver o Sp.Braga no velhinho 1º de Maio, acompanhado pelo meu «pai emprestado», o Mafra, a romaria começava cedo com a manhã reservada aos jogos de juvenis ou juniores. Foi aí que conheci o Quim, o guarda redes que ia jogar às selecções, que defendia tudo, que de trás mandava e gritava com a equipa. Era o melhor e a referência da equipa.
O Quim chegou ao plantel sénior do Braga. Assumiu o lugar, fez grandes épocas e em 2002 estava-lhe reservado o lugar na baliza da selecção no mundial da Coreia e do Japão. No futebol indígena arranjaram-lhe uma estrangeirinha, com uma nandrolona que até hoje o homem não engoliu. Foi convocado o Vitor Baía e aquele mundial foi o que foi.
Em 2008 era Quim quem ia defender a baliza de Portugal no Europeu da Suíça. Magoou-se no ultimo treino antes de começar a competição...
No Benfica está indubitavelmente ligado aos 2 últimos títulos: substituiu Moreira a meio da época em que o SLB quebrou o longo jejum. Foi a par de Luisão e Nuno Assis e do pronto socorro Mantorras, um dos heróis da conquista.
Na última época fez todos os jogos do campeonato e ainda esteve na final da Taça da Liga , de que havia sido responsável pela conquista, no ano anterior, quando Quique Flores o sentou no banco.
Mandaram-no embora da Luz e Quim estava de volta a Braga, para ser titular! Lesionou-se...
Já o entrevistei em algumas circunstâncias.
Pelo carácter, profissionalismo e atitude de olhar sempre em frente o Quim não merecia isto!

1 comentário:

Flá disse...

gostei mt deste artigo. há factos q desconhecia. eu, pelas mesmas, razões, embora n o conhecendo como conheces, admiro o Quim, queria que ele tivesse ido ao mundial e se mantivesse no benfica. e, porra, ele n merecia agora isto. mas ele aguenta-se e há-de reerguer-se.